.
.
Vamos espreitar...
Rua do centro antigo de Altura...
Rua de acesso à praia central de Altura
.
.
.
Rua de acesso à praia central de Altura
.
.
.
Casas brancas, com portadas de madeira ou de cores, faixas coloridas, com as suas varandas abertas. Casas organizadas por grupos: as amarelas, as azuis, as verdes, as vermelhas...
.
Casas a par das antigas casas de pescadores na zona central de Altura onde hoje se passa para a praia, para o mercado, "mini-superes", restaurantes, casas de comida pronta a levar, brindes, jornais e artigos de praia...
.
As coisas vão mudando de ano para ano...
.
.
Há dezasseis anos rumámos a Altura.
.
Foi paixão à primeira vista. A partir daí não mais deixámos esta terra prazenteira e acolhedora que tem sido Altura.
.
Era uma povoação de pescadores. Há dezasseis anos, ainda os barcos dormiam na areia da praia e ainda nós os viamos chegar vindos da faina. Há dezasseis, anos como hoje, uma construção se destacava. O Hotel de Altura. Todas as outras construções predominantemente brancas eram relativamente baixas e ainda o são. Só que novos estilos começam a aparecer e quebram a traça habitual.
.
Altura começa a fugir-nos. Começa a deixar de ser tão íntima, tão nossa, tão exclusiva. De ano para ano, novas coisas vão surgindo. A quantidade de veraneantes vai aumentando.
.
Ainda conhecemos os donos da casa de ferragens, o dono da tabacaria onde compramos os jornais. mas a padaria onde íamos fechou, o super também, o Alisuper está em decadência. O café onde íamos é pré-pagamento, as meninas que atendem são sempre diferentes. A churrasqueira onde íamos foi toda modificada __ os churrascos fazem-se agora no interior, a fachada já não tem o telhado feito em barrotes de madeira cobertos de telha, está sofisticada mas descaracterizada.
.
Mas, nem tudo é mau. Podemos dizer que é diferente...
3 comentários:
E,ASSIM VAMOS CONHECENDO O
MELHOR DE... ALTURA.
BJIS.
M.M.
Um sitio que conheço só de passagem....
Vim de lá há poucos dias e já estou com saudades. Apesar de já não ser a Altura que conheço há 28 anos, continuo a sentir-me bem nesta parcela de Algarve ainda um pouco rústico.Aproveita bem o que ainda resta ...jinhos de F.L.
Enviar um comentário