quinta-feira, 8 de março de 2012

CONCORRÊNCIA FEROZ




(Foto tirada numa grande superfície em Março de 2012)


O mundo das compras em Supermarcados é também, necessariamente, uma parte do meu mundo.


Quando a pressa não aperta, gosto de comparar preços, validades, o estado das embalagens. Gosto de escolher as peças de fruta e legumes. Gosto de ler os rótulos, de descobrir coisas novas (ainda que mais não seja por simples curiosidade e saber da sua existência). Gosto de saber qual a finalidade e modo de utilização de produtos e coisas e de ter a possibilidade de escolha, pela qualidade e preço, daquilo que já conheço.

Hoje, fiquei baralhada... hesitante... Peguei, larguei, tornei a pegar... Até que a "marca branca" venceu. A concorrência é feroz e, a imagem, é bem prova disso. À medida que os meses vão passando, é bem visível que a diversidade vai sendo cada vez menor em alguns expositores, prateleiras ou balcões frigoríficos e que quem ganha é a marca da casa, que se vai "alastrando" com alguma rapidez.

Com estas diferenças de preço em coisas tão pequenas, quem não cede?!... Hoje, deixei no balcão frigorífico uma das marcas de que sempre gastei. Venceu o concorrente mais "forte". A diferença de preço falou mais "forte". Veremos se, quando cozinhar o milho, a qualidade também é mais "forte" ou, no mínimo, equiparada.

Tirei uma foto dentro de um estabelecimento sem autorização e estou a incluí-la no meu "Blog". Terei infringido alguma lei?!...Talvez sim. Mas senti-me mal ao ajudar o Golias das grandes superfícies a vencer o David da venda a retalho ou das marcas de menor dimensão. E não é isso que está a acontecer a cada esquina?!... Vê-se pelas lojas que vamos vendo fechar ou baixar a qualidade. A proveniência demasiado exclusiva de grande parte dos artigos de todo o tipo começa a ser excessiva. Por exemplo, nalguns casos, "Made in China" é quase certo. Só que fica a pergunta: E os "Davides" que estão aqui pela nossa velhinha Europa?




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