domingo, 12 de agosto de 2012

"MADE IN PORTUGAL" - UM COMPLEXO QUE URGE MUDAR



(Trabalho do ceramista Ferreira da Silva das Caldas da Rainha) 


Há um tempo atrás descobri uma loja de "Outlet" de louça vendida a peso - "Outlet" __o que é isso? É a denominação para o novo mercado de vendas a retalho (varejo), no qual os produtores e industriais vendem seus produtos directamente ao público. São artigos de exportação em que a redução dos custos de propaganda, manutenção, e mesmo os lucros das redes "varejistas", possibilita a venda de marcas comerciais famosas, "grifes" de luxo, a preços mais acessíveis. Embora possam ser susceptíveis de apresentar pequenas falhas, em alguns casos, ou até poderem estar pontualmente em fim de colecção, são vendidos a preços bastante convidativos.


( Carcavelos - Cascais- Portugal)


Conversa puxa conversa...
 e chegámos a duas histórias muito parecidas.

Há bastantes anos atrás a oportunidade de ir a Inglaterra conduziu aquele português a um dos grandes armazéns que já então existiam na capital britânica. Era um dos melhores armazéns da época. Porque não aproveitar então para comprar um fato de bom corte? De facto assim foi. Só que quando mais tarde voltaram a etiqueta lá estava: "Made in Portugal".

Na outra história, era a vez de Paris. Armazéns La Fayette. Os anos tinham passado. O homem português era outro. Também ele queria um fato de bom corte. Também ele achava que Paris era uma das capitais da moda. Também ele, quando virou a etiqueta, viu: "Made in Portugal".

Muitas das fábricas vidreiras da Marinha Grande fecham as portas (Ouviu-se hoje no Telejornal). A crise estende-se ao calçado, aos têxteis e a tantos outros ramos da indústria em que os produtos têm sido melhor acolhidos e apreciados lá fora. Talvez hoje, e apesar da crise, esta tendência se comece a inverter. Será que se vai a tempo?

Aqui fica o registo: já que nem tudo vai para fora porque não aproveitar o que fica cá dentro, ainda que possa ter eventualmente alguma falha e seja vendido a peso. Eu fi-lo e gostei. O segredo está em saber escolher. Há louças para todos os gostos.


   
Como diz Luís Goucha:
 __" Em tempo de crise, toalhas a metro e louça a peso..."



(Carcavelos - Agosto de 2012)


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