terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ALGARVE - NÓS LARANJEIRAS CONTESTAMOS!...

.

.

(Altura. Agosto 2011)



Era uma vez uma laranjeira. Tão pequenina que, depois de destruírem a barreira de protecção do seu frágil pé, foi sendo atropelada por carros que estacionavam em cima do passeio, até que ficou ferida de morte.

Havia que arranjar uma substituta. Logo se falou com o jardineiro pedindo-lhe que nos arranjasse uma já maiorzinha. Para nossa surpresa, fomos informados de que tal não era possível. Isso, incumbia à Câmara. E não se pôde fazer mais do que mandar um E-mail, para o departamento da Câmara respectivo, com uma foto da caldeira desprovida.

De facto, acabou por chegar uma irmãzinha da que tinha sucumbido. "Irmãzinha" porque era igualmente pequenina.

Uns poucos de anos mais tarde e alguns garrafões de água e de adubo, cresceu um pouquinho. Agora, até já nem corre o risco de ser atropelada. Tem uma laranja e um pequenino ramo de flores. Deu-nos, este ano, esse presente.







Moral da história, Chega-se à conclusão de que, dificilmente, podemos cuidar do "nosso" passeio. Mas, alguma coisa se pode fazer. Ainda há laranjeiras pequeninas que vão crescendo. As outras, as primas, já estão grandes só que nem sempre são podadas pelos funcionários da Câmara com a regularidade que seria desejada. Por isso, quem sabe a nossa arvorezinha pequenina não vá ficar grande também?!...


Quando virem uma caldeira sem laranjeira ou uma outra árvore qualquer, basta falar para a Câmara __ pode vir pequenina mas, tanto quanto dependa de nós, há-de vir a crescer. O que é preciso? Tempo, paciência e tomada de iniciativa.




Sem comentários: