sexta-feira, 1 de junho de 2012

À ENTRADA DE CASCAIS - LISBOA / PORTUGAL







De Inverno, na Primavera, Verão ou Outono é sempre um encanto chegar a este ponto da Marginal. Quando o Sol brilha a luz intensa faz reluzir o mar que vem beijar esta vila piscatória, hoje, voltada para o turismo e muito acolhedora. Quando as núvens se acastelam no céu e o ar é de tempestada, é a vila que aconchega o mar e os seus pescadores. 




Cascais não cansa. Podia estar melhor tratada, sem dúvida. Mas, ainda assim, não deixa de ser um pequeno "bijou" nesta ponta da Península Hibérica...






Mas, isto também existe... Há dias. meses, anos já feitos que este homem aqui permanece quase diariamente, deitado junto com os seus tarecos que é como quem diz, meia dúzia de sacos que constituirão todos os seus haveres. Hoje, Portugal, como tantos outros países, sofre uma crise económica grave... A situação deste homem já vem de mais longe. Mas a pergunta é: será que vamos ter mais gente nas ruas?!... Muita da pobreza ficará envergonhada dentro de casa... Quanta dela não sabemos que existe. Quanta poderá resistir a estes tempos de incerteza.




São cinco, seis da tarde, dia de semana, hora de trabalho. Mas este espaço também é um espaço de trabalho e, há bem pouco tempo, cheio de gente que vinha trabalhar, lanchar, ao cinema ou às compras. O que lhes aconteceu?!... Fala-se em crise. E , provavelmente, ela está aqui espelhada no vazio destas mesas e destes espaços. Só nos resta esperar que breve, breve, volte o vai-vem de trabalho e lazer que faz parte do nosso recente passado tão presente.


(Fotografias tiradas em Maio)






Sem comentários: