UMA NOVA TÉCNICA DE PINTURA
"BRILHOS"
"ÂNFORA"
"ÂNFORA"
"VULTOS"
"GEISERS"
COMO FAZER?...
Sobre a tela são vertidas tinta acrílica diluída em água e tinta de óleo diluída num pouco de óleo de linho. De preferência, em pequenas porções, o que vai depender das dimensões do quadro e dos efeitos desejados. Podemos utilizar pequenos recipientes e fazer as misturas de cada cor em cada um deles para o momento (por exemplo, copos de plástico descartáveis para café ou água) ou arranjar pequenos frasquinhos que vedem bem para podermos conservar as tintas fluidas durante algum tempo.
Os resultados são entusiasmantes... As formas vão surgindo à medida que as tintas vão interagindo umas com as outras, misturando-se mais ou menos rapidamente. Caso queiramos, podemos ir fazendo oscilar a tela em várias direcções e com maior ou menor inclinação, de modo a fazer escorrer as tintas da forma que acharmos melhor. Esta movimentação das tintas a acompanhar os movimentos que imprimimos à tela dá origem a resultados mais interessantes...
Nesta técnica, dificilmente saberemos qual o resultado final. De facto, quem decide onde colocar as tintas com as diversas cores e quantidades, somos nós; quem decide como fazer, ou não, movimentar a tela nos vários sentidos e com maior ou menor inclinação, somos nós... Mas o resultado final, quer queiramos quer não, também é obra do acaso.
Sem comentários:
Enviar um comentário