sábado, 24 de outubro de 2009

O MUNDO DOS SONHOS

.




Sábado. Avenida da Liberdade. Teatro Tivoli. A tarde está soalheira e fresca, depois duma manhã pouco risonha.
.
Pequenos grupos de crianças acompanhadas por adultos dirigem-se de forma alegre e determinada para aquele edifício bonito da larga e airosa avenida lisboeta.




Saltitando, interpelam-se umas às outras e aos adultos que vão com elas, curiosas com aquilo que vão ver. Alguns daqueles pequenos grupos seguem nos passeios centrais da Avenida arborizada, ladeando os canteiros cuidados.
.
“Fadinhas... E, elas existem? Como são?...”; “Um sonho?... O que é um sonho?...”; “Eu ontém sonhei...” Sim... Porque, num espectáculo que se preze, vive-se o antes, o durante e o depois.





A sala de espectáculos é muito simples, talvez mesmo desprovida de encantos. Mas, o edifício e os espaços envolventes são charmosos, com alguns recantos “aristocráticos”...
.
O espaço fervilha de pequenos espectadores excitados logo à entrada pelo enorme sapo que lhes aperta a mão, afaga a cabeça ou, ainda, é olhado com alguma desconfiança...
.



Mais uma vez a nossa menina sobe aos palcos.
Desta vez, numa peça para crianças.
.
“Violeta”, chama-se este teu novo sonho. Podia ser girassol, margarida, malmequer... ou qualquer uma de tantas outras flores de que tanto gostas. Devagarinho, os teus sonhos vão desfilando e tornando-se realidade. Uma realidade de escrita, de canto e representação. Uma realidade de juventude, expressividade, amizade e ternura. Uma realidade que se junta à de outros que, contigo, vivem a alegria, a entrega e a dádiva do momento.




“O MUNDO DOS SONHOS”. Continuem a sonhar e a fazer vibrar os pequenitos que, convosco, trauteiam as músicas da vossa peça e batem as palmas com as mãozitas pequenas, enquanto os rostos se abrem num sorriso encantado.




“O MUNDO DOS SONHOS”. É uma peça engraçada. Foca problemas actuais tal como os maus tratos infligidos pelo Homem ao meio ambiente, por todo esse mundo fora. Fá-lo, duma forma divertida e simples, num ambiente de muita cor, movimento e alegria. Os cenários e guarda-roupa são bonitos, imaginativos e com elevado grau de qualidade.
.
As músicas correspondem às expectativas de toda aquela pequenada que para lá se dirigiu em busca de um sonho de fantasia, com fadinhas que, afinal, até existem. Sim, elas estavam lá!... E eram das cores do arco íris... Pois é. Sempre conseguiram... Reforçaram a crença dos pequenos espectadores de que, afinal, os sonhos existem. Nem que, esse sonho, seja o de podermos ajudar a melhorar o nosso mundo, pela forma como actuamos no nosso dia a dia.





Sem comentários: