Vi um filme.
Interiorizei imagens.
Li em diagonal.
Construí um Ruanda...
E será que é mesmo o que imaginei?...
O que lhe aconteceu depois?
O que lhe aconteceu depois?
O Ruanda está localizado na Região dos Grandes Lagos da África centro-oriental. Próximo da Linha do Equador, o clima é temperado fresco, devido à sua altitude. É constituído principalmente por planaltos gramíneos e colinas suaves. A abundante vida selvagem, incluindo os raros gorilas-das-montanhas, deu origem a um turismo que é um dos maiores sectores da economia do país.
O Ruanda recebeu uma atenção internacional considerável devido ao genocídio ocorrido em 1994. Desde então, o país viveu uma grande recuperação social e, hoje em dia, apresenta um modelo de desenvolvimento que é considerado exemplar para " um país em desenvolvimento". Inclusivamente, em 2009, foi considerado pela CNN como tendo a história de maior sucesso do Continente Africano, ao alcançar estabilidade, crescimento da economia e integração internacional.
A capital, Kigali, é a primeira cidade africana a ser galardoada com o "Habitat Scroll of Honor Award" em reconhecimento pela sua "limpeza, segurança e conservação do modelo urbano".
Em 2008, o Ruanda tornou-se o primeiro país a eleger uma legislatura nacional na qual a maioria dos membros era formada por mulheres.
Em 2008, o Ruanda tornou-se o primeiro país a eleger uma legislatura nacional na qual a maioria dos membros era formada por mulheres.
Como pode mudar tudo: o país, a economia, o estado social e, quem sabe, as mentalidades?!...
Afinal, o Ruanda até parece ter condições para não ser um dos países mais pobres. Quem sabe não pode ser mesmo um exemplo?!... E um sinal de esperança... não fossem as graves violações dos direitos humanos e limitações à liberdade individual.
É assim que, o General Romeu Dallaire que comandava as tropas da ONU, diz que a maneira de erradicar o ódio em qualquer ponto do Mundo só pode acontecer de uma única forma: Trabalhando contra a pobreza, na defesa dos direitos humanos e fazendo com que " como o século XX foi o século dos genocídios, seja o século XXI o século da humanidade".
(Texto adaptado e Imagens retiradas da NET)