domingo, 10 de janeiro de 2010

IOGA PARA MULHERES... - Shakta Kaur Khalsa

.
.
.




(Imagem retirada da NET)



Pelo que pude perceber, a prática do ioga, que hoje comecei , é muito mais que exercício físico e até mental. Pode ser praticado em todas as idades. (Mesmo ao som das “Meninas da Ribeira do Sado”, que ”têm carrapatos atrás das orelhas”.) Pode ser praticado até mesmo se estivermos imobilizados numa cama. Pelo que pode ser praticado até ao fim dos nossos dias, desde que tenhamos o conhecimento, a vontade e a lucidez para isso.
.
O ioga não é uma ciência exacta e cada um tem o seu próprio ritmo, a sua oportunidade e há coisas que não se aprendem nos livros. Precisamos ter quem nos ensine. E, para termos verdadeiros resultado, quem nos ensina tem que o fazer bem, com paciência e sobretudo disponibilidade.
.
Segundo Shakta Kaur Khalsa, no seu livro "Ioga para Mulheres", ao praticarmos o ioga, “as pequenas coisas e até mesmo as coisas importantes, deixam de ter o mesmo poder sobre nós como antigamente. Com o tempo, as dores passadas, cicatrizes mentais e emocionais, saram e desvanecem-se, como se pertencessem a outra existência mais sombria e indistinta. Começamos por encontrar a força e a confiança necessárias para viver os sonhos e ir para além deles.”



(Adaptado de “Ioga para Mulheres” de Shakta Kaur Khalsa)



.

Sem comentários: