quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ACTIVIDADE SÍSMICA

.
.
.
(Sismógrafo - Imagem retirada da NET)
.
.
.
Hoje de madrugada a terra tremeu. Magnitude 6 na Escala de Richter. Epicentro a 100Km do Cabo de S. Vicente no Algarve e a 250 Km de Lisboa.
.
Alguma apreensão, o aprofundar de algumas fendas no chão e nas paredes, mas tudo não passou de um susto.
.
De notar que, até mesmo um terramoto de 6,1 a 6,9 na Escala de Richter, pode ser devastador numa zona de 100Km, e que os sismos podem ter efeitos terríveis para as populações e para a Natureza.


Este episódio de hoje fez-me lembrar uma situação engraçada de quando dava aulas.
.
.
(NET)
.
PLANO DE AULA: ACTIVIDADE SÍSMICA; FORMAS DE PREVENÇÃO SÍSMICA; COMO ACTUAR EM CASO DE OCORRÊNCIA DE UM SISMO....

Era uma manhã soalheira. As largas janelas de vidro abertas davam directamente para o pátio onde os pássaros anunciavam os primeiros sinais de dias mais quentes.
.
Os acetatos com esquemas e desenhos tinham sido projectados no ecrã da sala. As explicações tinham sido dadas e as dúvidas esclarecidas. Já se tinha discutido onde ficaria quem para se resguardar, se houvesse um tremor de terra... É então que, imperceptivelmente, a secretária da professora começa a abanar. Depois com maior regularidade e intensidade.
.
Foram segundos... O mote estava dado. Alunos e professora agachados debaixo das respectivas carteiras. UOPPS!... Todos não... Esquecemo-nos do nosso distraído! O invariavelmente distraído Daniel. Ouve-se alguém dizer: __”O Daniel já está cheio de caliça na cabeça!...”; __”O Daniel está aqui, está a morrer!”
.
De facto, era o único aluno que, ainda, permanecia sentado na sua cadeira. Olha em roda e só vê uma ou outra cabeça a espreitar debaixo de uma ou outra carteira. Há risinhos abafados. Só então, também ele, se apressa a meter debaixo da sua mesa tal como tínhamos concluído ser o procedimento mais correcto naquela situação concreta. O “nosso sismo” tinha acabado.
.
Pode-se dizer que, sem dúvida, pelo menos desta vez a aula foi divertida. E, o nosso distraído Daniel, vai lembrar-se sempre de que, naquela sala de aula, e quem sabe em sua casa, a mesa pode ser uma defesa contra algum possível desabamento do tecto.
.
Estes pequenos nadas lembram-nos como pode ser boa esta nossa profissão. E, de como me diverti tantas vezes, ao longo de todo o tempo que dei aulas.
.

.

Sem comentários: