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A roupagem vermelha do Pai Natal foi criada pelo "cartunista" americano Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys. O Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém de cor verde.
O que aconteceu foi que, em 1931, a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo o Pai Natal, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores do seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no Inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem do Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo.
A Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem actual, mas não foi responsável por tê-la criado. O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. A sua transformação em símbolo natalício aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
(Texto adaptado da NET)
O rádio do carro vai ligado. Mas eu vou desligada daquilo que vai sendo dito. Até que, a certa altura, oiço : __"Estudos recentes na Austrália..." __ Recomendavam uma séria e revolucionária alteração do "visual" e atitudes do Pai Natal, em favor do equilíbrio e aquisição de bons hábitos das crianças de todo o Mundo.
De acordo com o referido estudo, novas "directivas" deveriam ser seguidas:
1º - Para evitar o aumento da obesidade nas crianças, o novo "look" do Pai natal deveria ser bem diferente do do homem de barbas brancas, gordo, bonacheirão e apreciador de doces e bebidas. Assim, deveria ser magro e evitar passar a imagem de que consumir doces é uma coisa boa.
2º - O Pai Natal não deveria continuar a ser aquela figura que vem da Lapónia num trenó carregado de brinquedos e puxado por renas. Em vez disso, o Pai Natal deveria vir de bicicleta tornando-se um exemplo da vantagem em se fazer desporto.
3º O Pai Natal não se deveria aproximar demais dos meninos porque espirra e pode constipá-los.
Das outras "directivas" já não me lembro bem. Para além disso, apanhei a notícia já a meio, pelo que até posso pôr a hipótese de se tratar de alguma espécie de brincadeira mas não foi o que me pareceu.
Não há dúvida de que as mudanças neste nosso Planeta Terra não são só tecnológicas ou climáticas. Mas, um Pai Natal magrinho e ciclista, não cabe muito bem no meu imaginário. E, no das crianças, será que cabe?
Concluindo: De facto, o Pai Natal, como nós o conhecemos hoje, foi uma figura publicitária recriada pela Coca-cola. E, se calhar, até é uma má influência para os miúdos. Deve ser por isso que os pais têm tantas guerras com os filhos por causa do consumo excessivo de Coca-Cola. Ao fim de tantos anos, parece que já encontrei o culpado: o Pai Natal.
Falando sério... Não seria de olhar a outras publicidades que diáriamente vêm ao nosso encontro?
1 comentário:
DE ACORDO !
BJS.
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