terça-feira, 16 de junho de 2009

O MEU REGISTO GRÁFICO E PICASSO

.
.


Auto-retrato de Pablo Picasso



Professor, abri o meu registo gráfico de 2006/2007 onde encontrei as palavras do pintor de que o senhor tanto gosta __ Picasso.

Para Picasso, e, numa atitude que tanto lhe era peculiar, era natural que um pintor tomasse uma atitude política. Assim dizia: "O que pensam que é um pintor? Um imbecil que só tem olhos? Não, a pintura não foi inventada para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e de defesa contra o inimigo." Ele, viveu em tempo de guerra. É natural que utilizasse essa arma.

Não somos políticos. A guerra está longe. Não somos pintores, nem escritores. Mas, através do que pintamos e rabiscamos, procuramos uma forma de transmitir e partilhar vivências, valores e despertar sentimentos.

Até, porque, como ele disse, também: "A pintura, é uma mentira que nos ajuda a ver a verdade." E essa mentira é tanto maior quanto maior for a ajuda dada pelos nossos professores.

"Eu não procuro, eu encontro", dizia também ele. Até para nós, isso pode ser válido, quando encontramos soluções de que não esperávamos. É este um dos fascínios do nosso atrevimento neste mundo da caneta, do lápis e do pincel ... E, já agora, no mundo real.

Penso que, mais do que ninguém entende os seus alunos quando eles sentem isto. Por isso, nos dizia que "devemos desenhar mais devagar do que a escrita". Talvez assim, possamos encontrar, qualquer coisa...





.

1 comentário:

Ghost disse...

Seu fã, da sua arte e do seu blog...

Visite o meu blog também! o endereço é o seguinte:
http://ghostwhispering.blogspot.com/


Divulgue-o à sua mãe também!

Com os melhores cumprimentos,

Ghost