domingo, 23 de novembro de 2008

CARTA DE OLÍVIA - "OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO"



" Os Lírios", Van Gogh
.


CARTAS DE OLÍVIA


__ "O dia mais importante da minha vida foi aquele em que, recordando todos os meus erros, achei que já chegara a hora de procurar uma nova forma de ser útil ao próximo, de dar novo rumo às minhas relações humanas.

Que é que eu tinha feito se não satisfazer os meus desejos, o meu egoísmo? Podia ser considerada uma criatura boa apenas porque não matava, porque não roubava, porque não agredia?

A bondade não deve ser uma atitude passiva.

No dia em que achei Deus, encontrei a paz para mim e, ao mesmo tempo, percebi que, de certa maneira, não havia paz para mim.

Descobri que, a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros.

O Mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro.

Que tinha eu feito, até então, para diminuir esse sofrimento, para atender a esses apelos?

Eu via em meu redor pessoas aflitas que, para se salvarem, esperavam apenas a mão que as apoiasse, nada mais do que isso.

E, Deus, dera-me as duas mãos!

Pensei em tudo isso numa noite de insónia. Quando o dia nasceu, sentia que tinha nascido de novo com ele. ERA UMA MULHER NOVA."
Este foi o texto que mais me marcou em toda a minha vida. Também eu tenho duas mãos. Mas, na maior parte das vezes, não sei o que fazer com elas."







Sem comentários: