terça-feira, 14 de agosto de 2012

TRÓIA, HOJE E ONTÉM - UMA PRAIA QUE VALE A PENA - SETÚBAL / PORTUGAL




Só o saudosismo nos pode fazer pensar que em inúmeros aspectos Tróia não esteja melhor hoje. As arquitecturas, os espaços, os alojamentos estão pensados até ao pormenor. Só que Tróia vai ter que crescer outra vez em relação ao arvoredo e pequenas matas que venham a substituir as que lá existiam. As árvores já começam a marcar presença. A Ecologia é uma preocupação constante em todo o empreendimento.  




Sim... da Tróia "antiga" ficou a lembrança das nossas idas em grupo para as piscinas onde nadávamos e brincávamos como gente jovem que éramos. Ficam os dois primeiros Verões do nosso filho lá passados porque "em Tróia é mais seguro, ele ainda é demasiado bebé e, se alguma coisa acontecer, estamos mais perto de Lisboa"... Ficam os primeiros passos dados por ele sem a ajuda das mãos de alguém... Ficam os anos em que os miúdos ainda pequenos passavam uma parte das férias de Verão com os avós... Dos passeios na praia a apanhar conchas. Dos mergulhos no mar que estava de certa forma assoreado junto à praia e formava poças espectaculares para as brincadeiras. Os passeios de bicicleta ou nos carrinhos a pedal que, por coincidência, estão hoje em Altura... No ir dar de comer aos gatos que ainda hoje abundam por aquelas bandas, e levar pão duro aos pássaros que esperavam por quem lá fosse no "jardim dos passarinhos"... E o descanso que era quando iam para o relvado onde as actividades para a criançada eram diversificadas e lhes ocupavam as primeiras horas a seguir ao jantar!...






Hoje, está tudo mais sofisticado. O Casino chama gente do "jet set" nacional e internacional. Os eventos que ocorrem são mais frequentes. A marina permite o aportar de veleiros e outros barcos que podem navegar com segurança naquele ambiente magnífico. A luz intensa da duna continua, o azul do mar encanta-nos bem como a vista para o rio e o mar que se espraiam sem que saibamos onde começam ou acabam um e outro. A vista para a Serra da Arrábida continua a mesma. A possibilidade de ver os golfinhos a saltar ao largo dos barcos é maior. As passadeiras poupam a duna e os painéis fotovoltaicos lembram-nos a riqueza que é o nosso Sol. Sem dúvida... Tróia continua a ser um espaço ideal para as famílias passarem um fim-de-semana ou um período mais alargado de férias.



  (Fotografias tiradas em Agosto de 2012)






Sem comentários: