domingo, 2 de setembro de 2012

PEQUENO MIMO NO SOTAVENTO ALGARVIO - CACELA VELHA - APONTAMENTOS ( PORTUGAL)

























Cacela, pequena aldeia do sotavento algarvio, olha o Mar Atlântico daqui tão tranquilo mas de onde surgiram, no passado, navegadores como os gregos e os fenícios. Mais tarde, os romanos ampliaram-na e os árabes deram-lhe prestígio. Foi uma povoação relativamente importante durante os períodos islâmicos e medieval. Mas, no século XIV, devido à alteração da linha de costa e aos constantes ataques dos piratas a população mudou-se mais para o interior, sobretudo a partir da Época dos Descobrimentos. Muitos outros acontecimentos de algum relevo foram ocorrendo, como foi o caso do terramoto de 1755 que provocou danos irreparáveis em toda a aldeia, ou então o desembarque de 2500 homens da força liberal de D. Pedro em plena guerra civil  a 24 de Junho de 1833, guerra em que foram derrotadas as forças de D. Miguel, o que contribuiu, mais tarde, para o regresso da Rainha Dª Maria II ao trono de Portugal... 

Hoje, mantem-se conservada, e não é possível introduzir alterações que saiam fora da sua estrutura actual. Como pontos de interesse, encontramos a fortaleza do século XVII, algumas moradias de arquitectura tradicional algarvia do século XVIII, a igreja de origem medieval, arruínas islâmicas, os fornos romanos e os vestígios da antiga muralha medieval. Como curiosidade, o cemitério da aldeia está completamente integrado na aldeia, estando paredes meias com as casas que o envolvem.







A vista fabulosa de que ali se avista faz-nos pensar no que sentiriam todos aqueles que por ali passaram ao longo de tantos séculos e de tanta História numa aldeia, hoje, tão pequena, mas tão charmosa.



(Fotografias tiradas em Agosto de 2011 / Informações tiradas da NET)



Sem comentários: