quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

"PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA", DE DALI - UMA NOVA INTERPRETAÇÃO

.




(Imagem retirada da NET)


__"Mãe, mãe faz-me um Dali, é só o que eu quero...
É este "Memória do Tempo Esquecido"
.
E, assim, nasceu "Tempo de espera"!



Quem pinta dá a sua interpretação, intenção e leitura aos seus quadros. Sobretudo se eles não reproduzem uma cena do quotidiano ou da realidade. Assim, os elementos neles introduzidos terão um carácter simbólico, como acontece neste quadro do meu filho. Representa as várias formas de medir o tempo em que o nascimento dele é um ponto de referência __ foi entre as seis e sete da tarde.

   (A: Malay(*))
.
Há várias formas de medir o tempo: Através dos ponteiros do relógio em horas, minutos e segundos.
.
.



Mas também se pode medir através dos dias da semana. Em que cada dia é como uma formiga que podemos pôr a trabalhar para ir construindo a vida, sobretudo procurando ser felizes, apesar do que ela tiver para nos dar. Por isso, no meu quadro represento as sete formigas, os sete dias da semana, em vez das muitas que Dali representa no seu cujo sentido desconheço.  




E, por fim, há o antes e o depois do nascimento dum filho, dum projecto ou de uma amizade. No quadro de Dali forma estranha de bico de pato com o enorme olho que parece estar ligada à representação do próprio Dali pouco me diz. Daí o tê-la transformado numa forma mais suave e feminina que sugere o ventre de uma mulher grávida.
.
.





1 comentário:

Anónimo disse...

O tempo pergunta ao tempo, quanto tempo o tempo tem.
O tempo responde ao tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem.....