quarta-feira, 4 de julho de 2012

BICICLETAS EM LISBOA E NO CONCELHO DE CASCAIS







O mundo das bicicletas no meio urbano... Um conceito cada vez mais em voga. Vê-las circular por Carcavelos ou Cascais, de fato-de-treino ou de trabalho, já não é novidade. É até frequente na nossa zona, mas nas artérias mais movimentadas de Lisboa, para mim, foi um pouco novidade. Sem dúvida de que as minhas idas a Lisboa ou já foram há algum tempo ou não me deram a oportunidade de me aperceber daquelas faixas e marcas no chão e sinalética nos postes das ruas...

"CICLOVIAS" - Um novo conceito de vida, de economia, de preservação do ambiente e do bem estar físico. Nalguns casos, (quem sabe?...), uma das poucas vantagens da crise para quem a elas recorra como uma forma de poupança das economias e de tempo num trânsito que não é fácil nas horas de ponta, ainda que não seja dos piores como acontece noutras grandes cidades. Temos Sol, temos Verão. As condições são as ideais.





Informação tirada da NET: "O Município de Lisboa criou uma Rede de Percursos e Corredores na Cidade que proporcionam a interligação entre os vários pólos residenciais, de serviços e zonas verdes de recreio e lazer. Estes Percursos Cicláveis Urbanos estão a ser implementados ao longo de várias artérias da Cidade". É verdade, pude comprová-lo com um certo contentamento. 



Perto das sete horas da tarde tive que me deslocar a Carcavelos. A temperatura era agradável. Os pássaros já retornavam aos seus lugares nas copas frondosas das árvores, em alegre algazarra. Um grupo de amigos conversava descontraídamente enquanto alguns deles "bebiam um copito" para um momento de relax, provavelmente no fim do seu dia de trabalho.

Vejo algo que me encanta. Não os conheço. Peço autorização para fotografar esta bicicleta. Gentilmente me permitiram que o fizesse, depois de lhes explicar a razão de tal pedido. Era objecto não só do meu interesse como do deles. Senti naquele momento que, neste mundo de pressas e falta de tempo para tanta coisa, ainda há quem tenha tempo para o que fez as delícias da nossa infância e nos pode ajudar a encontrar algum equilíbrio entre nós e o nosso meio ainda mesmo que seja urbano.





(Fotografias tiradas em Julho de 2012)
  


Sem comentários: