quinta-feira, 28 de maio de 2009

PROFESSORES EM LUTA - GOSTARIA DE VOLTAR A SÊ-LO AGORA?...

.
.

(NET)


Fui professora. Gostei de o ser. Dei tudo quanto podia. Algumas vezes, a escola chegou a ficar à frente da família.

Não tenho a pretensão de ter sido uma professora muito eficaz e "rentável", enquanto tal. Tenho a pretensão de ter sido entusiasta, empenhada e dedicada... Conheci e conheço muitos professores que, para além disto, são, sem dúvida, eficientes e, realmente, "rentáveis".

Sinto "as suas dores" quando, hoje, os vejo tão desanimados e desiludidos. Não é só o tempo de trabalho que está em causa mas, e sobretudo, o tipo de trabalho "inglório" a que são obrigados, entre outras razões...

Se se manifestam, se protestam, se se lamentam, é tempo de o fazerem, porque o não "tempo de ensinar" não dá TEMPO DE AMAR tanta coisa que se poderia fazer, dentro da escola, com e para os alunos. E, como esse tempo, mesmo quando fora das aulas, é gratificante, para todos!... _ professores e alunos. Neste campo, posso falar por experiência própria e conhecimento de causa...

Gostaria de voltar a ser professora, hoje? Não estou lá para o sentir... Mas não me parece. No entanto, certamente, que novo tempo de conciliação virá. Ainda que, para isso, seja preciso lutar...

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também eu , a tua amiga Fernanda Luís, apesar de aposentada há 6 meses, continuo a sentir as dores dos nossos colegas. Saí na hora certa, mas ainda tinha muito para amar...