terça-feira, 14 de abril de 2009

BRASIL - CANA-DE-AÇÚCAR - OS PRÓS E OS CONTRAS...

.



(NET)
PRÓS

Historicamente a cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização. (Thiago Caires)


O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou camiões, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). (Donato Aranda)


A cana-de-açúcar é uma planta que possui uma grande concentração de açúcar e conseqüentemente de energia, usada normalmente como matéria-prima de açúcar e álcool, sendo que o etanol (outro nome dado ao álcool, principalmente ao álcool utilizado como combustível) está a ganhar cada vez mais espaço e mercado, no Brasil e no mundo. (Thiago Caires)


É possível afirmar-se que, a cana, é uma das matérias primas renováveis que possuem o maior potencial energético no mundo, se não for, realmente, considerada como a maior. Por isso o aumento de estudos nessa área e na produção dessa matéria prima não é só necessário, como economicamente viável e inevitável. (Thiago Caires)
.
CONTRAS

A principal característica da indústria canavieira é a expansão através do latifúndio, resultado da alta concentração de terras nas mãos de poucos proprietários, mormente conseguida através da incorporação de pequenas propriedades, gerando por sua vez êxodo rural. Geralmente, as plantações ocupam vastas áreas contíguas, isolando e/ou suprimindo as poucas reservas de matas restantes, estando muitas vezes ligadas ao desmatamento de nascentes ou sobre áreas de mananciais. Os problemas com as queimadas, praticadas anteriormente ao corte para a retirada das folhas secas, são uma constante nas reclamações de problemas respiratórios nas cidades circundadas por essa monocultura.


O biodiesel – a produção mais destrutiva da Terra – não é solução para a crise energética Ao promover o biodiesel como substitutivo do petróleo esquecemo-nos de que ele é pior do que a queima do combustível fóssil que substitui. ( George Monbiot )

Sem comentários: