terça-feira, 8 de setembro de 2009

UMA AULA SOBRE INSECTOS...

.
.
.
(NET)
.
.

Adorava as nossas aulas de Entomologia com o professor Q. O professor conseguia despertar em nós o interesse e entusiasmo pelos insectos. Tanto assim que fiz as duas cadeiras de Entomologia e uma colecção de insectos que ainda usei como professora de Ciências Naturais.

Durante o nosso estágio, tínhamos como proposta de trabalho, organizar uma visita de estudo para os alunos do 7º ano. Não havia que hesitar. Dirigi-me à Avenida 24 de Julho onde ficavam os laboratórios em que funcionavam as aulas da cadeira que tanto me tinha atraído enquanto aluna. Agora, ia como “professora estagiária” perguntar ao meu professor se tinha disponibilidade para fazer uma apresentação para os meus alunos do 7º ano.

Ficou combinado que sim e que eu iria preparar algum material, incluindo algumas caixas com insectos para apoiar a aula programada na faculdade. O que, só por si, constituiu uma experiência interessante.

Chegou o dia da apresentação. Agora, eu estava no papel da professora que assistia à aula juntamente com os seus alunos. Eles gostaram muito. E eu tive a maior lição de pedagogia da minha vida. Vi o meu professor, professor de alunos de nível universitário, tactear terreno. Vi-o começar a adaptar-se aos alunos que tinha diante de si e que eram diferentes daqueles a que estava habituado. À medida que ia avançando, ia ajustando o nível de complexidade dos assuntos focados aos alunos que, naquele momento, tinha à sua frente... o MOMENTO VOOU!...

Sem dúvida de que há professores que conseguem maravilhar-nos. Professores que conseguem tornar os assuntos tão cativantes e tão moldáveis que nos agarram tanto a nós como aos mais pequenos. E, desses professores, vai ficar sempre a memória do prazer que foi ouvi-los...
.
.


1 comentário:

Unknown disse...

A cópia do teu trabalho "Migrações dos insectos" continua em cima da minha secretária à espera de boleia para percorrer a curta distância entre as nossas casas.