segunda-feira, 10 de maio de 2010

O MUSEU DA FARMÁCIA

..
.
O acervo deste museu representa 5000 anos de história da Saúde e é constituído por inúmeras peças de diversas origens geográficas (Egipto, Grécia, Roma, Mesopotâmia, América do Sul, México, Índios da América do Norte, China, Japão, Arábia, etc); bem como de diferentes épocas (Idade Média, Renascimento, Séculos XVII, XVIII; XIX, etc). Salientam-se ainda, a reconstituição de quatro Farmácias, assim como algumas farmácias portáteis utilizadas em deteminadas situações e por algumas personalidades.
.
.

A Farmácia no Espaço...
.
Para além dos mantimentos e da água, o estojo medicinal levado pelos astronautas é material imprescindível. À esquerda, podem ver-se várias embalagens de alimentos desidratados e o estojo de medicamentos de uma tripulação russa. Enquanto que, à direita, está o material levado pelos astronautas da NASA no Space Shuttle "Endeavour" na última viagem do milénio (Dezembro de 2000)
.
.
.

Uma farmácia de Macau trazida para o museu.

Os chifres de rinoceronte , as várias mezinhas, os entalhados na madeira das paredes, o ábaco e o ambiente de certa forma diferente, chama-nos a atenção...
.
.
.
Farmácia Liberal
.
É charmosa!... Data dos inícios do século XX. Há muito que estará desactivada?!... Pois, desenganem-se. Esteve ao serviço do público até há uns oito anos. Hoje, há farmácias lindíssimas, eficientes, luminosas, mas este charme é difícil de igualar.
.
.
.
Uma farmácia portátil do século XVIII
.
.
As "cruzes" de outros tempos...
.
.
O museu mostra também diversas máquinas e aparelhos utilizados pelas boticas no fabrico e armazenamento de medicamentos, como almofarizes, vasos de botica, frascos de farmácia de vidro, balanças, etc, etc, etc.
.
.
Os manipulados - fazem-se ainda, mas cada vez menos.
.
.
O balcão - contacto com o público
.
.

Cartazes de publicidade - Quem não conhece o Vicks?!...
.
.

Cartonagens e frascos de medicamentos
.
.
Balança
.

Quem poderia supôr que uma balança de pesar batatas se poderia transformar numa "confortável" balança de pesar pessoas!...
.
.
.
Em pleno Bairro Alto, no emaranhado de ruas estreitas, das casas seculares, das sacadas com flores, das roupas penduradas e do comércio tradicional aparentemente estagnado de Santa Catarina, podemos descer a inclinada e estreita Rua de Marechal Saldanha, donde vislumbramos um miradouro que nos deixa espreitar o Tejo. À nossa direita estão as instalações cuidadas da Associação de Farmácias, onde podemos visitar este museu que existe desde Junho de 1996 e tem vindo a crescer no número e valor das peças expostas.
.
Não é grande. Mas é muito interessante, de extremo bom gosto e qualidade. Vale a pena a visita.
.
.
.

Sem comentários: