domingo, 16 de maio de 2010

EXPOSIÇÕES - UMA DESPEDIDA COMO PROFESSORA

.
.


Estávamos nas vésperas do final de  ano. Avisto-o sem esperar. A conversa foi rápida. __"(...) "Tenho visto os teus quadros."

O ano lectivo estava a chegar ao fim. Pediram-nos para organizarmos pequenas “apresentações” ou “exposições” nas diversas disciplinas, para receber os pequenitos do 4º ano que iriam entrar na escola no ano lectivo seguinte. Fizemos o que foi possível. Correu muito bem. A tarântula e a piranha fizeram furor. Até concluímos que as “chatas” das moscas também podem ser úteis e as espreitámos pela lupa binocular. Como sempre, os "guias" da exposição foram espectaculares...

No dia de desmontar a exposição, quem pôde, veio logo pela manhã. Todos ajudaram. Faltava tirar os cartazes presos aos expositores com fita adesiva dos dois lados normalmente usadas para colar alcatifas. Disse-lhes para não se preocuparem porque eu o faria à tarde.

De tarde, no silêncio de uma escola quase vazia, em que passava um ou outro funcionário ou se ouvia o som da vassoura, fui tirando cartaz a cartaz. Poisava-os na mesa, olhava-os uma vez mais e voltava-os ao contrário para tirar a fita. Munida de uma latinha de gasolina de isqueiro, com um pano húmido na mão e os dedos prontos, fui esfregando, arrastando os pedacinhos esfarelados da fita e retirando a cola. Fi-lo com paciência, sem pressa, (até mesmo com carinho), com o sentimento de que talvez fosse a última vez. Estava a chegar ao fim de uma etapa da vida cheia de momentos destes como professora. Apesar dos altos e baixos, como na vida de tanta outra gente, naquele instante, senti saudades do tempo que nunca mais voltaria.

Tive a impressão de que uma das pessoas que passou frente à porta entreaberta, foi alguém que sempre me deu luz branca e apostou em mim desde a primeira hora. Alguém que, (como tantos outros que tive a felicidade de conhecer), também trabalha no silêncio da escola quase vazia, ou ao som do eco do arrastar das carteiras ou dos tambores do lixo que têm que ser despejados. Alguém a quem posso dizer “obrigada”, porque, quando há um olhar atento, ainda mesmo que silencioso, isso pode ser um incentivo para se continuar.

Hoje, já não posso participar em exposições como professora de Ciências e Biologia. Mas, poderei fazê-lo, agora, como aluna de Pintura. Para mim, a partir daquele momento, participar em exposições só mesmo nas de Pintura. Mas há uma certa nostalgia daquelas exposições da Escola que tiveram algo tão forte que é difícil explicar. 




Sim, porque as exposições numa escola não são só para mostrar e ensinar conteúdos. As exposições não são só o que está nas paredes, nas mesas ou no chão. São bem mais do que isso: são a sua idealização, os projectos, as alegrias, os desapontamentos, o faz e o desfaz, as zangas, o envolvimento, a cooperação, as implicâncias, as cumplicidades, o prazer no trabalho e na apresentação do resultado final; e, numa escola, é ainda a tentativa de responsabilização dos nossos alunos e de nós próprios, apesar dos erros que possamos cometer.

Para mim, agora, as exposições serão outras. A responsabilidade estará sobretudo na execução dos trabalhos de pintura para que, juntamente com os dos meus colegas, os possamos apresentar a uma comunidade bem diferente daquela a que me habituei durante tantos anos ao longo da minha carreira.






Sem comentários: