domingo, 17 de janeiro de 2010

OS LUSÍADAS E UMA PROFESSORA QUE NÃO SE ESQUECE

.
.



(Monumento do Descobrimentos - Belém / Lisboa - Portugal)



Luanda. 5º ano. Liceu Salvador Correia. Para além de competente, era delicada, bonita e perfumada. Dava as aulas de Português com grande empenho e conseguiu transmitir-nos o gosto pelos Lusíadas.

Um dia, calhou-me fazer a descrição da entrada da armada de Vasco da Gama na foz do Rio Tejo. Comecei a falar. Deixei-me envolver. Era um dia de sol esplendoroso... Continuei. As duas margens do rio deslizavam, à medida que íamos avançando... Ninguém me interrompeu.

Notei um sorriso ligeiramente trocista e atento na cara da professora, sempre doce e condescendente. Tinha acabado. Sentei-me. A minha colega de carteira, olhava para mim, com um ar meio surpreendido. Sussurra-me: __” Donde foste tirar isso?”. “Isso”, o quê?!... Só então me dei conta de que, a minha descrição não se tinha baseado apenas na leitura do livro, mas também na minha própria experiência, quando da entrada na barra do Tejo, numa viagem à Metrópole.

Não sei exactamente o que disse. Eu ia naquelas naus... E, a forma como a professora reagiu, deixou-me uma certeza: há professores que nos incentivam e que nos marcam não só pela sua competência, mas também pelo carinho com que nos tratam.



(Liceu Nacional de Salvador Correia - Luanda / Angola)



(Imagens retiradas da NET)



1 comentário:

Anónimo disse...

BONITO. . .

NÃO ACRESCENTO MAIS NADA.