sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VERDADES DE BOB MARLEY

.





(Bob Marley - 1945/1980)


Sempre gostei do ritmo "jamaicano" de Bob Marley. Nunca dei a devida atenção às letras das suas músicas, o que não me é facilitado pelo facto de serem em Inglês. Para mim, o ritmo e a música eram o suficiente para gostar de o ouvir.

Há tempos, li algumas frases que lhe são atribuídas e concordei particularmente com algumas delas. Como esta:

"PREOCUPE-SE MAIS COM A SUA CONSCIÊNCIA DO QUE COM A SUA REPUTAÇÃO. PORQUE A CONSCIÊNCIA É O QUE VOCÊ É, E A SUA REPUTAÇÃO O QUE OS OUTROS PENSAM DE SI. E O QUE OS OUTROS PENSAM É PROBLEMA DELES."

Para além disso, segundo Dale Carnegie: " A maioria das pessoas está mais preocupada com uma dor de dentes do que com a notícia da sua morte". E é capaz de ser verdade, quantas vezes, à porta de um velório as pessoas não riem, não conversam animadamente e não manifestam regozijo em se encontrarem, já que é nestas ocasiões que têm a oportunidade de se reverem. A vida tem destas coisas e tem mesmo que continuar!...



(Bob Marley foi o cantor, guitarrista e compositor jamaicano da música reggae mais conhecido de todos os tempos, foi famoso por popularizar o género, sendo interventivo e divulgando a religião através das suas músicas.


Bob Marley teve uma juventude muito difícil, e isso ajudou-o a ter uma personalidade e um ponto de vista muito crítico sobre os problemas sociais. Filho de pai branco e mãe negra, vivendo numa favela de Kingston em garoto, era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter estatura baixa.


O estilo peculiar que adoptou, parece ter sido uma forma de chamar a atenção. O que conseguiu, com sucesso, mesmo além fronteiras.


É assim que, em Junho de 1978, é premiado com a Medalha de Paz do Terceiro Mundo, pelas Nações Unidas; foi classificado, em 2004, pela "Rolling Stone Magazine", como um dos 100 maiores artistas de todos os tempos; teve prémios como letrista; "One Stone" foi considerada a canção do milénio pela BBC; entre muitos outros prémios dentro e fora da Jamaica. Após a sua morte, 6 de Fevereiro, o dia da sua morte é considerado feriado nacional na Jamaica...)






(Informações sobre Bob Marley retiradas da NET)





1 comentário:

Rúben Daniel Coelho disse...

Muito Bom..Continua...Grande Abraço