sexta-feira, 12 de junho de 2009

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NO PASSADO E NO PRESENTE

.

(Imagem retirada da NET)


"Pobre infância desprovida". Não tínhamos televisão, DVDs, computadores, Play-Station e outra quantidade infinda de artigos de "primeira necessidade".

Mas tínhamos, por exemplo:
___ As cenouras semeadas com o nosso pai e que lavávamos para as comer acabadas de sair da terra.
___ Os pintos e as galinhas que tínhamos ajudado a nascer juntamente com a nossa mãe.
___ A nossa pequena “mercearia” composta daquilo que conseguíamos desencantar, nós e os nossos vizinhos, na despensa de nossa casa ou da deles.
___ O baloiço feito pelo nosso pai com uma tábua e duas cordas que pendiam da árvore frondosa ao lado da casa.
___ A apanha de limões que comíamos com o açúcar que íamos comprar à mercearia e que vinha dentro de sacos de papel pardo.
___ O concurso de apanha de nêsperas em que um de nós subia a uma nespereira, enquanto o outro membro da equipa as guardava num cesto.
___ Ou, ainda, as “pescarias” com as canas apanhadas no canavial que bordejava o rio que, ali, corria manso e era de pouca largura.


Isto, entre outras "pobres" brincadeiras de que já não nos lembramos.

Queria ter deixado um pouco mais destas brincadeiras ao meu filho e fui bem sucedida em algumas coisas. Mas hoje é difícil consegui-lo com tanta solicitação que há!... Hoje, há a televisão, os DVDs, os Gameboy... Enfim, um sem número de coisas sem dúvida atractivas e, sem dúvida, também, com valor pedagógico. Ainda assim digo: __ Abençoada "pobreza!”. Que infelizmente hoje não é riqueza de muitos meninos... Uns porque as não têm de todo, outros porque têm coisas a mais e atenção de menos...


AFINAL, NÃO É PRECISO MUITO PARA UMA INFÂNCIA FELIZ...
SE BEM ACOMPANHADA DE CARINHO, ATENÇÃO E ALGUM DISPÊNDIO DE TEMPO.


(Imagem retirada da NET)


Sem comentários: