domingo, 28 de junho de 2009

A MINHA ÚLTIMA AULA - UMA DESPEDIDA ATRIBULADA.

.





A última aula da minha vida como professora, foi um adeus triste, mas inevitável.

Estava doente... Vinha a arrastar-se ao longo de alguns anos. A última crise, não tinha ocorrido havia muito tempo, pois, ainda estava sob o efeito de medicamentos, que enfraqueciam a minha genica e vontade de vencer barreiras, até mesmo de ordem física.

A turma era muito difícil. Tínhamos a aula de 90 minutos, a seguir à hora de almoço. A nossa última aula do dia para os alunos e para mim.

Como a sala estava vaga na hora anterior à do início da nossa aula... ia para lá. Montava todo o material necessário, para facilitar as condições de estar às duas meninas com cuidados especiais. Elas eram empenhadas, pontuais, mereciam o melhor que lhes podesse dar... Não era só por elas, evidentemente, mas também por elas que fazia um esforço.

Ia para a sala uma hora antes, para ter tudo preparado, com o auxílio da funcionária A., que sempre arranjava maneira de encontrar soluções para algum problema que podesse surgir. __ O rectroprojector que não funcionava; a extensão que faltava; o ecrã que lá não estava ou que era outro e tinha o suporte partido...

Tal como nos últimos tempos, depois de tudo pronto e antes da aula começar, deitava a cabeça sobre o tampo da secretária, para tentar ganhar energia para, mais uma aula, com aquela turma. Era a hora depois do almoço em que eles vinham mais agitados. Os medicamentos faziam o seu efeito. A turma era muito difícil, mas tinha alunos interessados e esforçados. Em especial, aquelas duas meninas.

Um dos alunos da turma, era um caso muito problemático. Tinha tentado todas as estratégias para o cativar. Mas estava para além de mim... Estava para além das aulas... Estava para além da Escola... A chamada de atenção permanentemente pela negativa, era a mais frequente...

Naquele dia mandei-o sair da sala. Dirigiu-se para a porta. Abriu-a com violência e voltou a fechá-la, batendo com ela. Já fora da sala, gritou : __”Sua P***!...” Fora a primeira e única vez em vinte e muito anos que tal me aconteceu.

Ele, estava zangado com a vida... E, quem sabe, talvez, com razão?!... Mas eu, estava doente...

A aula, decorreu, normalmente, daí em diante.

Arrumei a sala, depois de ajudar a encaminhar as duas meninas de cadeirinhas de rodas até ao átrio da entrada. “O Sr. da carrinha estava à espera e não podia esperar”.

Dirigi-me à sala dos professores e comecei a fazer a participação. Talvez, ainda esteja em arquivo, se é que não passou muito tempo...

A Directora de Turma fabulosa que eles tinham passou pela sala por acaso. Contei-lhe o sucedido. No jeito tão seu, disse-me que não me preocupasse. Ela ia resolver o assunto... ia falar com ele...

Mas ainda assim foi o meu último dia como professora no activo. Tinha chegado ao meu limite.

Foi a palavra?!... As palavras só valem pelo significado que lhes dermos. Sobretudo quando não são as palavras certas é deixá-las passar. Só que, tinha chegado ao limite das minhas forças, das minhas capacidades. Tinham-se esgotado...

Estava doente...As mãos baixaram...


Foram anos de entrega quase total a fazer algo de que muito gostava. Mas dei-me por vencida. O meu rumo, agora, seria outro. Se fui boa ou má professora, só os alunos o poderão dizer. Mas fui empenhada até ao último dia, procurando dar o meu melhor...

.


Sem comentários: