sábado, 20 de junho de 2009

TELEVISÃO E UM SUSTO PARA OS PAIS

.



.

Fala-se do cartaz, da Calvin Klein, exposto em Nova York.
E, disto que, se passou na nossa televisão, há uns anos?!...
Aqui, sim. Talvez, haja razões para reais preocupações...

.


Eram quatro horas da tarde. Domingo. O meu filho brincava e via televisão na sala de estar. Eu estava na nossa sala de trabalho. Por acaso, tinha a televisão ligada e sintonizada no mesmo canal que o dele.

Passavam um filme cuja acção se situava na Idade Média. O filme era agitado, mas eu estava absorta no meu trabalho e, por isso, me estava a passar ao lado. Até que me apercebo de que as cenas eram extremamente violentas e compreendiam uma cena de sexo bastante explícito (uma cena de violação perante um público ululante). O meu coração começou a bater descompassadamente. Corri como possessa para a sala onde estava o meu filho. Mudei de canal imediatamente, procurando ser o mais natural possível. Descansei quando dei conta de que ele estava noutra sintonia __ estava a brincar com os seus brinquedos...

Agora, pergunto: __ Com que direito nos fazem ter que estar com atenção ao que se passa na televisão num Domingo à tarde, às quatro horas, para evitar que cenas menos “correctas” possam afectar os nosso filhos pequenos? ­­__ Particularmente, numa televisão pública, já que se tratava da RTP1.

Se me dissessem __ o filme foi passado à noite depois das dez... Aí, ainda poderia aceitar que a responsabilidade também fosse dos pais, pois deve haver regras a estabelecer... Aí, saberíamos com que contar. Doutra forma, é inadmissível.

Hoje pouca televisão vejo. O meu filho é um homem. Já não tenho que correr, para carregar no botão da televisão num Domingo à tarde.

Concluindo: até posso estar desactualizada, neste momento... Pode ser que, entretanto, as coisas tenham mudado na nossa televisão. Se não, muitas “Rosas Motas” e “Carlos Lopes” terão que fazer de "corredores censores" para protegerem os seus filhos daquilo que ainda não têm idade para ouvir e/ou ver. Espero pois que as coisas estejam melhores... 

.

Sem comentários: