segunda-feira, 1 de junho de 2009

O LIVRO QUE LEIO - "COMO SALVÁMOS SPRITE"

.





É uma história de carinho, de amizade e de coragem... Toca-nos tanto mais se passámos por situação semelhante. Irei deixar, também aqui, o meu testemunho, contando a história do nosso Pock...
.
Há uma frase, no livro, que gostaria de destacar. Frase essa plena de significado e sentido de vida:
.
"Nenhum tempo na Terra é suficiente para partilharmos com aqueles que amamos ou para preparar o nosso coração para o adeus."
.
Mark Levin relata a história de Sprite e Pepsi, do seu relacionamento, dos seus afectos e do fim de vida de Sprite, um velho cão que adoptaram e com o qual partilharam os dois últimos anos da sua vida. Apesar de toda a ternura, de toda a alegria partilhada, o final do percurso de Sprite com a família Levin foi dramático, muito doloroso. Em muito semelhante ao fim de vida do nosso Pock.
.
A eutanásia é ainda assunto que gera grande controvérsia. No entanto, quando falamos de animais, as coisas tornam-se mais simples. "Adormecê-los" para que não sofram para além de certos limites, permite-lhes um fim de vida digno, se os companharmos nesses momentos tão dolorosos por que passam juntamente connosco. E, isso, está ao nosso alcance. Quando chegamos ao ponto de ter que tomar, tão tremenda decisão, em relação aos nossos companheiros de quatro patas, não estamos a ser comodistas, ou egoístas... Quando não há possibilidade de retorno a uma vida sem grande sofrimento e perda de capacidades, ao "adormecê-los", estamos a dar-lhes a nossa última prova de amor.


.

2 comentários:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo!!!


Beijinhos. M.M.

Anónimo disse...

Também estou de acordo.Como nâo recebes os meus mails ( ainda não sei porquê )venho agradecer o teu último sobre o amor dos câes ,que adorei. Jinhos da F. Luís